segunda-feira, 2 de maio de 2011

Atividade Sociologia

Atividade de Sociologia

Sociologia

Professor Lúcio

Escola Estadual Miguel Gontijo

Texto 1

Existem diferentes motivos que fazem com que as pessoas se organizem em grupos. Se as pessoas se organizam por amizade, essa é a solidariedade mecânica. Se elas se organizam porque alguém sabe digitar no computador, outro sabe desenhar, outro tem carro, essa é a solidariedade orgânica, ou seja, ela se dá por meio da especialização das funções.


Texto 2


Nesse mês de outubro ocorreu uma manifestação histórica em Bom Despacho, mas, como costuma ocorrer com as lutas populares, obteve pouca repercussão na mídia. Na TV Alterosa, apenas algumas imagens em primeiro plano mostraram uma ou duas pessoas com cartazes, como se apenas a família de José Paulo, morto no dia 8 passado, tivesse se manifestado, enquanto os presentes somavam por volta de trezentas pessoas, entre amigos e parentes do rapaz e populares revoltados com o ocorrido (expressovermelho.blogspot.com).


Depois de ler atentamente os dois textos, responda os questionamentos abaixo:


1) Que tipo de solidariedade está ilustrada no texto 2?


2) Qual é o exemplo de solidariedade orgânica presente no texto 1?


3) Qual é o exemplo de solidariedade mecânica presente no texto 2?


4) Dê exemplos de solidariedade mecânica.


5) Dê exemplos de solidariedade orgânica.

Um comentário:

  1. Caro professor,

    É interessante observar que as sociedades orgânicas podem ser avaliadas pelo grau de "burocracia" -- para isso Durkheim estudava os códigos de leis que as regiam -- que apresentam. Ainda, há a possibilidade de complementar a solidariedade orgânica através do conjunto de atos que afetam o âmago de tais organizações.

    Enfim, o senhor está correto com o exemplo acima. Acho interessante complementar um pouco com o ponto de vista compartilhado por Durkheim e seus estudiosos.

    Boa sorte

    ResponderExcluir