domingo, 20 de março de 2011

O que é Sociologia?

O que é Sociologia?


Sociologia é a ciência que estuda as comunidades humanas. É diferente da Psicologia, que estuda a mente dos indivíduos, assim como é diversa da Filosofia, que trata do pensamento puro. A Sociologia estuda os fenômenos que ocorrem quando vários indivíduos em grupos de tamanhos diversos se encontram e interagem no interior desses grupos.
Ninguém estudou os grupos humanos antes do século XIX, quando começou formalmente a Sociologia? Sim, estudou. Platão, Maquiavel, Montesquieu, todos esses estudavam. Mas no final do século XIX é que surgiu o método próprio, ou seja, a delimitação da Sociologia enquanto ciência, assim como seu campo de abrangência.
Não existe ninguém que viva sem analisar o comportamento de algum grupo. Não. Num certo sentido, somos todos personagens.
Mas o quê a Sociologia estuda? Como? Ela é prática? Não. Ela é teórica, não se pode comprovar em laboratório e nem quantificar a Sociologia. Se ela estuda a sociedade, então o que é a sociedade? São vários grupos com relações entre si:

Partidos políticos
Igrejas ou grupos religiosos
Locais de trabalho
Relacionamento familiar

Um exemplo de problema a ser estudado pela sociologia: a revolta dos jovens árabes. Quais os motivos? Crise. O que a crise faz? Faz aumentar os preços dos alimentos nesses países, provocando fome, desemprego. Lá existem, ainda, ditaduras, ou seja, falta de liberdade para os jovens reclamarem contra esses problemas acima. E no que isso resultou? Em muitas pessoas nas ruas, lutando, pedindo o fim desses governos (revolução).


Atividade de Sociologia


A Sociologia do Cabaré Infantil

Qual é a minha tese? Ei-la: a Xuxa antecipa a menstruação das meninas, preparando o mais rápido possível o seu ingresso na organização genital, mercantil da adolescência (...). Ao eleger como objeto de estudo o cabaré das crianças da Xuxa, estou interessado na seguinte questão: o que é um ego formado ou educado por programa de auditório? (...) Se a nação brasileira é um proletariado externo, e cada vez mais é o com o entreguismo desvairado de FHC, a infeliz substituição da escola pelo programa de auditório inscreve-se como agente socializador da criança prostituída (...). O programa de auditório infantil é o primeiro manual de educação política. De onde se conclui o seguinte: o niuliberalismo dos baixinhos antecedeu o niuliberalismo dos adultos, assim como aconteceu com Collor, Itamar e FHC (VASCONCELLOS, 1998, p. 23).


Responda:

1) Qual é o objeto de estudo desse sociólogo?


2) Qual é o agente socializador das crianças que Gilberto Vasconcellos observa?


3) Como ele define o programa de auditório e qual seria sua importância política para esse autor?


Solidariedade mecânica e solidariedade orgânica


Existem diferentes motivos que fazem com que as pessoas se organizem em grupos. Se as pessoas se organizam por amizade, essa é a solidariedade mecânica; se se organizam por que alguém sabe datilografia, outro sabe desenhar, etc, essa é a solidariedade orgânica, ou seja, ela se dá por meio da especialização das funções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário